quarta-feira, 20 de junho de 2012

Manifesto na Aldeia Maracanã

  • 17:30
  • Concentração na Aldeia Maracanã
  • MANIFESTO ALDEIA MARACA-NÃ

    Se você recebeu esta carta, certamente é um indígena legítimo ou um verdadeiro apoiador das causas indígenas.É com muita insatisfação com o descaso público que trazemos a você mais uma de muitas lutas dos nossos irmãos indígenas, luta esta que... estou envolvida de corpo e alma.
    Há aproximadamente seis anos o antigo museu do índio foi ocupado por uma frente de resistência envolvendo diversas etnias do nosso extenso pais. Esse grupo de parentes, do qual faço parte, tem entre seus propósito resistir contra os intentos do governo de construir, no prédio fundado por Darcy Ribeiro, um shopping ou estacionamento para o estádio do Maracanã, que fica ao lado.O prédio, que já se encontra em condições deploráveis, foi berço do antigo SPI, Serviço de Proteção ao Índio, que deu origem a atual e ineficiente FUNAI, alem de ter abrigado as primeiras instalações do Museu do Índio, que agora está localizado na Rua das Palmeiras, 55, no bairro de Botafogo.
    Parentes, é com muita dor que pedimos o seu apoio, pois aquele chão que outrora foi motivo de algum orgulho, hoje encontra-se na iminência de ser deserdado de todas as nossas futuras gerações. A terra indígena da mata é invadida e desrespeitada todos os dias e agora esse governo corrupto, sem raízes e vazio quer tomar alguns poucos metros de terra indígena no coração urbano da cidade do Rio de Janeiro. Não vamos permitir que roubem de nós um chão conquistado com tanta luta! Nós, os integrantes deste movimento de ocupação e resistência, pedimos o apoio de todos os parentes para criarmos o Centro Cultural Indígena Aldeia Maracanã, que abrigará todas as etnias, línguas e culturas e será um ponto de encontro entre todas as lideranças indígenas do nosso pais. Para que a cada dia as culturas e a população indígena seja valorizada, respeitada e inserida na sociedade civil e política.
    Queremos convidar aos parentes para uma manifestação pacifica ao redor do estádio do Maracanã, nesta quinta-feira (21/06/2012) às 17:30h. Uma luta sem violência, uma guerra sem morte e uma vitória que possa ser assistida pelas lentes da imprensa nacional e internacional. Os olhos do mundo estão voltados para a cidade do Rio de Janeiro. Não vamos esconder nossas culturas e sonhos ficando somente sentando em cadeiras de plástico debaixo de tendas, ouvindo apenas palavras. Vamos transformar as palavras em atitudes e os sonhos em realidade. O estádio mais famoso do Brasil e do mundo tem um nome indígena, Maracanã. Parentes, podem ter certeza que a maior parte dos cariocas nem sabe disso. O nome Maracanã vem do tupi-guarani, da palavra MARACÁ. Queremos formar uma corrente em volta de todo o estádio com todos os parente tocando maracá e cantando e dançando seus rituais.Vamos fazer o maior círculo indígena do mundo, chamando a atenção da sociedade civil para os descasos das autoridades para com a memória histórica da trajetória indígena na cidade que abriga este mega evento chamado Rio+20.

    Zahy Guajajara;
    Integrante da ocupação indígena Aldeia Maracanã.
  • 4 comentários:

    Unknown disse...

    Gostaria de saber o que ficou resolvido a respeito?

    19 de julho de 2012 às 16:41
    Anônimo disse...



    Raoni e lideranças Kayapó se unem aos Guajajara para apoiar Nataniel Parente (Nataniel Munduruku) na Presidência da Fundação Nacional do Índio


    A disputa pela direção da Fundação Nacional do Índio acaba de viver mais um novo capítulo. Uma comitiva Kayapó esteve em Terra Guajajara recentemente para reunião onde selaram aliança para lutar por Nataniel Munduruku na Presidência da Funai. Na ocasião, firmaram um termo de compromisso com assinaturas de Megaron Txucarramãe, Yaberti Meutatino, Raoni Kaiapó, Bemore Mektutire e Bepko-re para defender a candidatura do parente Munduruku contra aventureiros e aproveitadores que há tempos rondam o congresso.

    Indigenistas atestam que se trata de uma união inédita em defesa de interesses comuns. O grau de importância pode ser medido pela presença do cacique Raoni, presidente de honra de um Brasil Indígena. Já Megaron Txucarramãe, ao saudar o cacique Natanael Mundukuru, afirmou que “uma nova era se inicia para os povos indígenas”. A avaliação é a de que, com um indígena de RAIZ na FUNAI - não comprometido, como os outros candidatos - será possível defender com vigor Direitos dos Povos, resgatando e fortalecendo o órgão “nem que seja sob borduna”.

    Na semana passada, em ato no Ministério da Justiça pela revogação da portaria 303 (AGU), quebrando protocolo, experiente servidor, Hamed, entregou a José Eduardo Cardozo cópias dos ofícios do Senado encaminhados à presidente Dilma Rousseff, à Casa Civil e ao próprio Ministro, indicando o Cacique Natanael Parente à presidência da Fundação Nacional do Índio (informes oficiais e fotos, Notibrás: http://www.notibras.com.br/site/pt/editorias/brasil/3475/Kayap%C3%B3-e-Txucarram%C3%A3e-firmam-pacto-por-Mundukuru-na-Funai.htm).

    24 de agosto de 2012 às 05:51
    Anônimo disse...

    Na moral Cabral e Paes só ve o lado deles!!!!! viu o que fizeram com iaserj!!! eu deveria ter recebido essa carta, minha origens não negam pé na africa , pé na selva rs rs rs!!! e na europa tbm rsrsrs!!! se precisar tô na luta!!!! vcs estão precisando de dinheiro...

    27 de setembro de 2012 às 20:33
    Rox disse...

    Participei ontem, dia 28, de um ato no centro do rio de janeiro. eis aqui um vídeo que solicito que divulguem, de uma índia que vive no antigo museu do indio, conhecido agora como aldeia maracanã e que o sr governador Sergio Cabral quer colocar abaixo para construir "melhorias para a copa do mundo de 2014". ela começa discursando emocionada em tupi-guarani mas após pouco mais de um minuto fala em nossa língua emprestada e é emocionante. vale a pena ser divulgado.
    www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    29 de outubro de 2012 às 08:02

    Postar um comentário