quarta-feira, 12 de maio de 2010

Audiência Pública no Senado Federal sobre o Decreto 7.056/09



Raimundo Guajajara e seu discurso contra a política de "brancos".



Jeremias Xavante e a comissão de lideranças indígenas, já sem a presença do senador Cristovam Buarque na plenária.



Campanha para a liderança Korubo ser presidente da Funai!

Hoje, dia 12 de maio de 2010, foi realizada a Audiência Pública sobre o Decreto 7.056/09 na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, presidida pelo senador Cristovam Buarque.
A Audiência começou com o representante do T.C.U que argumentou que não foi recomendado a "reestruturação" da Funai pelo órgão, revelando a mentira do presidente da Funai, que havia alegado essa recomendação como desculpa.
Um dos convidados da mesa, Jeremias Xavante,logo ao tomar a palavra afirmou que o presidente da Funai é pior que o vírus H1N1 e propôs que houvesse uma Comissão de lideranças indígenas para a revogação do Decreto 7.056/09, o que de fato aconteceu ao acabar a audiência.
Carlos Pankararu, liderança do Acampamento Indígena, comparou o decreto com a atuação dos bandeirantes, mas que agora se mata com "canetadas". Afirmou que o CNPI é corrupto e que a "reestruturação" é ditatorial. E que o presidente Lula não é o dono dos índios.
O servidor da Funai, Wagner Tramm, afirmou que os Postos Indígenas nunca foram "estruturados". Denunciou que há nepotismo na Funai e que o presidente Márcio Meira passou três meses escondido despachando no Ministério da Justiça. Afirmou que o presidente da Funai recusa-se a dialogar com os índios e com o Sindicato. E que há um verdadeiro assédio moral na Funai, onde apenas quem são os "amigos dos amigos" podem trabalhar em paz. E que os funcionários da Funai estão em depressão. E que a Funai coloca índios contra índios. Considera um absurdo a Força Nacional estar na porta da Funai.
Como sempre, o presidente da Funai não compareceu à Audiência e em seu lugar, estava o procurador da Funai, Salmeirão. Salmeirão alegou que o CNPI não é uma farsa e sim uma conquista dos povos indígenas. Afirmou que a Funai estava com uma estrutura defasada e que o índio é pleno de suas capacidades. E que o decreto não fere a Convenção 169 da OIT.
Na fala de Salmeirão, o líder Jocélio Xukuru interferiu, alegando que o CNPI compra as lideranças indígenas.
O final da Audiência foi a proposta de uma Comissão de indígenas para a discussão e revogação do Decreto 7.056/09, SEM a presença do CNPI e nem da interferência da Funai. Para ser presidente dessa Comissão foi sugerido o nome do Arão da Previdência. Arão afirmou que gostaria que a liderança Korubo fosse o presidente da Funai.
O Acampamento continua! Pela revogação do Decreto 7.056/09! Korubo para presidente da Funai!

0 comentários:

Postar um comentário